“BBB10”: Leitor esclarece confusão com suposta suástica de Dourado

by
Leitor esclarece confusão com suposta suástica de Dourado
Uma tatuagem de Marcelo Dourado virou motivo de discussão na mídia e na legislação brasileira. O brother traz no braço esquerdo um samurai, com desenhos semelhantes às suásticas (símbolo do Nazismo), na roupa. Por conta disso, um advogado da Federação Israelita do Rio de Janeiro teria entrado com um processo, para impedir que a tatuagem fosse exibida pela Rede Globo.
A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do Jornal O Globo, nesta terça-feira (19), e reproduzida pelo site O Fuxico. O leitor Raphael Ferreira comunicou à redação do site sobre um equívoco na notícia e explicou o motivo. O símbolo tatuado no braço de Dourado é ligado ao Budismo chinês e foi criado centenas de anos antes do surgimento do Nazismo.
Leia o e-mail, na íntegra:
“Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não estou aqui em defesa do Marcelo Dourado, até porque eu, particularmente, não gosto dele. Mas, por questão cultural e de conhecimento, não acho certo nem justo ele (ou qualquer pessoa) ser condenado e associado ao Nazismo por uma tatuagem/imagem/desenho que nada tem a ver com o Nazismo.
O Budismo foi fundado por um príncipe hindu e as duas formas da suástica são uma herança dessa cultura. O símbolo foi incorporado, desde a Dinastia Liao, nos ideogramas chineses, com o sinal representativo 萬 ou 万 (wan, em chinês; man, em japonês; van, em vietnamita), significando algo como “tudo” ou “eternidade”. Mas, o desenho 卐 (suástica virada à direita) é raramente usado. A suástica marca as fachadas de muitos templos budistas. As suásticas (qualquer das duas variantes) costumam ser desenhadas no peito de muitas esculturas de Buda, e frequentemente aparecem ao pé da estátua de Buda.
Em razão da associação da suástica voltada para a direita com o nazismo, após a segunda metade do século XX, a suástica budista, fora da Índia, tem sido utilizada apenas na sua forma (卍 – virada para a esquerda).
Esta forma da suástica é comum, também, nas caixas de comida chinesa, indicando que a comida é vegetariana, e pode ser comida por budistas de princípios mais rígidos. Também é bordada com frequência nos colarinhos das blusas das crianças chinesas, para protegê-las de maus espíritos.
Mapas do metrô de Taipei, onde a suástica-esquerda representa os templos, junto à cruz que indica igrejas cristãs
Em 1922, o movimento sincrético chinês Daoyuan fundou uma associação filantrópica denominada Sociedade da Suástica Vermelha, copiando a ocidental Cruz Vermelha, que foi bastante atuante na China, durante as décadas de 1920 e 30.
A suástica, usada na arte e escultura budistas, é conhecida dentro da língua japonesa como manji (que, literalmente, pode ser traduzido como: caractere chinês para eternidade – 万字), e representa o Dharma, a harmonia universal, o equilíbrio dos opostos. O símbolo virado à esquerda representa amor e piedade; voltado para a direita, é força e inteligência.
Concluindo: suástica original são 2 “Z” sobrepostos, e é milenar, tida como um símbolo de proteção budista e hindu. A suástica invertida, ou seja, com 2 “S” sobrepostos, também é um símbolo de origem budista, mas se tornou mais conhecida no ocidente, depois de ser usada pela força alemã, a “Schutzstaffel”, que era abreviada como “SS”, que nada mais era do que uma organização paramilitar ligada do partido nazista e de Adolf Hitler. Seu lema era “Mein Ehre heißt Treue” (“Minha honra é a lealdade”). Inicialmente, era uma pequena unidade paramilitar, posteriormente agregou quase 1 milhão de homens e conseguiu exercer grande influência política no Terceiro Reich. Construída sobre a ideologia nazista, a SS sob o comando de Heinrich Himmler, foi responsável por muitos dos crimes contra a humanidade perpetrados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial”.
Fonte: OFuxico
Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: