Conheça os melhores e os piores da TV do ano de 2009

by

CQC, todos juntos, posada, interna e atomo Foto: Band/Divulgação

Ao contrário das áreas de dramaturgia e telejornalismo, com produções já consolidadas, é no segmento de linha de shows que as emissoras mais arriscam suas apostas nas mudanças em suas grades. E, talvez por isso, seja também a mais eclética do prêmio Melhores & Piores de TV Press. Pelo menos nesse segmento, a disputa fica acirrada a ponto de deixar de lado quem lidera audiência e até tem um orçamento maior ou menor.

Globo, Band e TV Cultura saíram na frente e faturaram suas conquistas entre os melhores do ano. Já para o SBT, sobram indicações negativas.

A emissora de Sílvio Santos amargou a eleição de Pior Programa de Auditório, com o seu Casos de Família, e também de Pior Produção Infantil, desta vez em dose dupla: no primeiro lugar, o abobalhado “Bom dia & Companhia; já em segundo, sobrou até para a pequena Maísa Silva e seu Sábado Animado.

A Band faturou a vitória do consolidado CQC – Custe o que Custar como Melhor Produção Humorística e da animação As Aventuras de Jimmy Neutron.

A TV Cultura se valorizou por apostar em algo simples, mas rebuscado, com sua versão nacional de Vila Sésamo.

Já a Globo se deu bem nas categorias Melhor Programa de Auditório e Melhor Programa de Game ou Reality Show, com o Altas Horas e o Big Brother Brasil, repetindo as conquistas de 2008.

Mas nem só de comemorações foi 2009 para a Globo. Participação alguma foi mais marcante que a de Susana Vieira nessa premiação. A “sessentinha” que afirmou não ter “paciência com quem está começando” extrapolou a tolerância geral e levou, com folga, a dobradinha de Mala Pesada e Momento Bizarro. O primeiro, por suas aparições exageradas depois da morte do ex-marido, o ex-policial militar Marcelo Silva. E o segundo, pela falta de respeito com Geovanna Tominaga, repórter e apresentadora do Vídeo Show. Durante uma cobertura ao vivo, Susana tomou o microfone das mãos da jovem, que manteve a elegância, apesar de tamanha falta de educação.

#Produção Humorística
Melhor: CQC – Custe o que Custar
2º melhor: Pânico na TV!
Humor de qualidade
A segunda vitória consecutiva do CQC – Custe o que Custar mostra que o humorístico encabeçado pelo irreverente Marcelo Tas ainda tem fôlego de sobra. Tudo bem que o grupo dos “meninos de preto” da Band não levou o prêmio com unanimidade de votos, como no ano passado, mas conseguiu deixar para trás o concorrente Pânico na TV!, que ficou com o segundo lugar. O revezamento entre as duas produções na liderança desta categoria mostra, dentro do prêmio, a maior fraqueza da Globo: a falta de um humorístico mais sofisticado.

Pior: Uma Escolinha Muito Louca
2º pior: A Praça É Nossa
Fórmula ultrapassada
Até a Band já percebeu que Uma Escolinha Muito Louca está longe de ser um humorístico capaz de dar Ibope. Tanto que já mudou o elenco, tirou o programa das exibições diárias e passou a apresentá-lo uma única vez por semana. Mas de nada adiantaram as mudanças e a turma do professor Magal acabou levando a pior na votação dos Melhores & Piores deste ano. Com piadas que caem no lugar-comum, o programa ganhou disparado o título de Pior Produção Humorística de 2009.

#Produção Infantil
Melhor: Vila Sésamo
2º melhor: TV Xuxa
Inocência salva
Mais um ano de festa para a turma do Garibaldo. Pela segunda vez, eles levam a melhor e faturam para o inocente Vila Sésamo o título de Melhor Produção Infantil de 2009. O programa faz sucesso em mais de 100 países e sua versão nacional, produzida em parceria entre a TV Cultura e a Sesame Workshop, conseguiu superar até a tradicional “rainha dos baixinhos” Xuxa. Mérito do jeito inteligente e sutil de educar e divertir os telespectadores mirins, que aprendem a assimilar cores, números, letras e sons.

Pior: Bom Dia & Cia
2º pior: Sábado Animado
Inexperiência evidente
Usar crianças e adolescentes apresentando programas infantis sempre foi comum na televisão. Mas nem sempre apostar nos mais novos para atrair a atenção desta faixa etária é a melhor saída. Prova disso são as inúmeras trapalhadas de Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro, o casal sem sal do Bom Dia & Cia. E o SBT não levou apenas o título de Pior Produção Infantil de 2010, mas também a segunda colocação na categoria, com o Sábado Animado. Pelo menos aos olhos dos críticos e editores que cobrem televisão nos jornais que assinam o conteúdo de TV Press”, lugar de criança não é na frente das câmaras. Pelo menos não sem os devidos cuidados.

#Desenho Animado
Melhor: As Aventuras de Jimmy Neutron – O Menino Gênio
2º melhor: Ben 10
Universo lúdico
O “topetudo” Jimmy Neutron conquistou mesmo os editores e críticos de televisão que participaram da votação dos Melhores & Piores em 2009. Tanto que o “menino gênio” conseguiu desbancar o fenômeno Ben 10, que faz a cabeça de milhares de crianças e virou febre em todas as lojas de brinquedos do país. Um resultado que nem de longe lembra a votação do ano passado, marcada pelo resgate dos episódios históricos do estridente Pica-pau. Desta vez, o prêmio acabou sendo faturado por uma produção que fez sucesso na TV a cabo daqui e agora faz parte das séries animadas do Band Kids.

Pior: Dragon Ball Z
2º pior: Chaves
Ação sem reação
Mesmo depois de virar febre entre adolescentes e crianças, os adultos não aprovam mesmo os combates de ação do “anime” Dragon Ball Z, exibido pela Globo. Recheada de cenas violentas, a última série de Dragon Ball não conseguiu conquistar os eleitores do prêmio Melhores & Piores de TV Press e acabou como a mais votada na categoria Pior Desenho Animado. Mas a competição foi acirrada, disputada ponto a ponto com o “tosco” Chaves, do SBT. Mas não o suficiente para tirar da adaptação do mangá japonês o prêmio.

#Programa de Auditório
Melhor: Altas Horas
2º melhor: Caldeirão do Huck
Festa dos insones
Serginho Groisman só tem motivos para sorrir. O apresentador fecha 2009 com a terceira vitória consecutiva de seu Altas Horas, da Globo, como o Melhor Programa de Auditório do ano. E o prêmio é merecido. Mesmo com sua exibição em um horário tão cruel, bem na madrugada, o programa consegue reunir convidados conhecidos e interessantes, dar voz aos jovens e abrir espaço para artistas que nem sempre encontram portas abertas na indústria da TV. E Serginho já pensa em edições especiais da atração para o próximo ano, algumas delas gravadas em comunidades carentes, a exemplo do que aconteceu recentemente, no Piscinão de Ramos, na subúrbio carioca.

Pior: Casos de Família
2º pior: Raul Gil
Divã da tarde
Mesmo depois de reformulações – que incluíram até a saída de Regina Volpato e a entrada de Christina Rocha na apresentação -, o ano não foi muito bom para o Casos de Família. Pelo menos não para os editores e críticos de TV que votaram no prêmio Melhores & Piores. A ideia de expor dramas familiares em público e buscar soluções para os conflitos apresentados não agradou e a equipe acabou faturando o título de Pior Programa de Auditório.

#Programa de Games ou Reality-Show
Melhor: Big Brother Brasil 9
2º melhor: O Aprendiz
Espiadinha aprovada
O Big Brother Brasil, em sua nona edição, mostrou que seu formato está longe do desgaste e arrebatou a vitória na categoria de Melhor Programa de Games ou Reality-show. Em sua segunda vitória consecutiva, o programa agradou com várias novidades. Além de dividir o grupo em dois lados e apostar em competidores mais maduros, o diretor Boninho explorou a casa de vidro, inicialmente instalada em um shopping carioca e, depois, transferida para o cenário da competição, e o quarto branco, que resultou em uma desistência. Ganhou com uma relação inédita no programa, entre a “avó” ¿ a promoter Naiá ¿ e a “netinha” ¿ a advogada Ana Carolina Madeira ¿ postiça e não deixou espaço para que o segundo colocado, O Aprendiz, se destacasse na disputa.

Pior: Zero Bala
2º pior: A Fazenda
“Barbeiragem” no ar
Não há como negar que Daniella Cicarelli se esforça para emplacar algo na televisão desde que deixou a MTV. Mas a moça não dá mesmo sorte. Zero Bala, aposta da Band para a ex-mulher de Ronaldo Fenômeno e Otávio Mesquita, até tem seus momentos engraçadinhos. Mas peca por perguntas ora fáceis demais, ora sem qualquer cabimento. E por expor, nem sempre de maneira respeitosa, a condição dos automóveis de quem participa do programa.

#Momento Bizarro de 2009
Susana Vieira arrancando o microfone das mãos da repórter Geovanna Tominaga, do Vídeo Show, durante uma cobertura ao vivo.
Sessentinha abusada
A Globo pode até ser a líder em audiência, mas já virou rotina a emissora faturar o título de Momento Bizarro no prêmio Melhores & Piores. Desta vez, o mérito é da atriz Susana Vieira, que tomou o microfone da carismática Geovanna Tominaga durante uma reportagem do Vídeo Show. Na hora, justificou o ato por não ter paciência “com quem está começando”. Mas, ao agir assim, Susana demonstrou não ter qualquer respeito à colega de emissora. Que, a propósito, está longe de seu começo na TV. Geovanna, que comemora 30 anos em 2010, estreou aos 12, como assistente de palco de Angélica. E, desde então, nunca parou de trabalhar no veículo, ficando com a loura até sua chegada à Globo. Só no infantil TV Globinho, Geovanna permaneceu ao longo de sete anos.

Mala Pesada 2009
Susana Vieira e suas aparições exageradas em 2009
Sem limites
Susana Vieira não sossegou em 2009. Pivô do Momento Bizarro do ano, no prêmio Melhores & Piores a atriz também conseguiu o posto de protagonista. Mas em uma categoria que, provavelmente, não deve render orgulhos à atriz. Depois da morte inesperada do ex-marido, o ex-policial militar Marcelo Silva, Susana fez de tudo para aparecer bem no vídeo. Não se cansou de pedir trabalho, fez participações em programas da Globo e conseguiu, com êxito, ser eleita com grande parte dos votos dos editores e críticos de TV assinantes de TV Press como a Mala Pesada do ano.

Fonte: Terra

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: