Ibope volta a apresentar pane

by

Atualização às 21h57: A medição minuto a minuto está regular neste momento, mas a base de domicílios (cerca de 460) ainda é baixa.

O Ibope voltou hoje a apresentar problemas na medição em tempo real da audiência de TV na Grande São Paulo.

Entre 19h12 e 19h19, o instituto não gerou números de audiência para as emissoras, que usam esses dados para traçar estratégias de programação ao vivo, aumentando ou reduzindo a atração que está no ar. Nesse período, todas as TVs apareceram com zero ponto no relatório do Ibope.

O sistema do Ibope voltou a parar às 19h31, quando informava que apenas 450 dos 750 domicílios da Grande São Paulo estavam enviando dados sobre quais canais sintonizavam. Vinte minutos depois, o serviço voltou a gerar dados, com atraso, e revelando que mais de 460 domicílios estavam produzindo informações. O Ibope suspende a geração desses dados às redes de TV toda vez que a base de domicílios cai a menos de 450.

A geração de dados do Ibope chegou a ter atrasos de até 20 minutos. Nesse momento (20h21), o “delay” é de 15 minutos. E, mesmo com atraso, em muitos minutos não há dados (todas as redes aparecem com zero ponto).

Coincidência ou não, o serviço voltou a apresentar problemas justamente quando a Record, no Domingo Espetacular, exibia reportagem questionando o apagão do último domingo. Após A Fazenda vencer a Globo por 18 a 13 pontos, no dia 15, o Ibope, domingo passado, suspendeu o envio de audiência minuto a minuto às emissoras às 21h40, uma hora antes de o reality show entrar no ar. Os dados divulgados no dia seguinte pelo Ibope mostraram uma vitória da Globo por 18 pontos a 13, o inverso de uma semana antes.

O Ibope, em nota oficial, afirmou que teve problemas domingo passado com a transmissão de dados via operadoras de telefonia celular. Segundo o instituto, o apagão elétrico do começo do mês desconfigurou a potência das torres da Vivo e da TIM. Mas a reportagem do Domingo Espetacular ouviu as operadoras e elas negaram categoricamente, por escrito, terem tido quaisquer problemas com a transmissão de dados dos peoplemeters do Ibope.

Daniel Castro

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: