Pane em celular causou apagão na audiência, diz Ibope

by

O Ibope divulgou uma nota oficial na tarde desta segunda-feira informando que o fornecimento de dados de audiência minuto a minuto (Real-Time) foi interrompido ontem à noite na Grande São Paulo “devido à instabilidade causada por problemas técnicos nas operadoras de telefonia celular”.

A transmissão dos dados coletados nas residências medidas pelo Ibope é feita por telefonia celular. A amostra total tem 750 domicílios na Grande SP. Segundo o Ibope, o serviço em tempo real é interrompido toda vez que o número de domicílios coletados cai a menos de 450. Isso ocorreu ontem, conforme o instituto, por falha no envio de dados via telefonia celular: menos de 450 residências conseguiram transmitir dados sobre quais canais estavam sintonizados, e o Ibope interrompeu o envio de audiência minuto a minuto.

O fato de domicílios não enviarem dados em tempo real não inviabiliza a medição. O Ibope consegue recuperar os dados registrados no people meter (aparelho que mede audiência, instalado nas residências) no dia seguinte.

O serviço de audiência em tempo real foi interrompido das 21h40 às 23h37, das 23h39 às 23h51 e da 0h13 à 0h37.

O apagão do Ibope ocorreu justamente no dia e horário em que a concorrência entre as TVs é mais equilibrada. A falta de informações sobre audiência revoltou profissionais da Record e do “Pânico na TV” (RedeTV!), que se sentiram “no escuro”, sem uma importante ferramenta para traçar estratégias.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: