TV Cultura exibe especial sobre Lygia Fagundes Telles

by

Com duração de 52 minutos, o especial “Lygia por Lygia” irá ao ar hoje, quinta-feira, às 22h, na TV Cultura. O vídeo vai abrir a série “Autor por Autor”, fruto da parceria entre a Fundação Padre Anchieta e o SescTV. O intuito é aproximar o telespectador de grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, a partir da perspectiva do próprio autor.

As atrizes Eva Wilma e Regina Braga representam Lygia em fases distintas da vida, e o ator Luciano Chirolli encena o pai da escritora e Alfredo Mesquita, fundador da Escola de Arte Dramática da USP. Com direções geral de Paulo Markun e artística de Ricardo Elias, e texto da dramaturga Maria Adelaide Amaral, o mini filme percorre a trajetória da autora: das primeiras letras rabiscadas nas últimas páginas de seus cadernos aos diálogos reflexivos entre Lygia/mulher e Lygia/autora.Paulo Markun entrevistou a escritora em um dia, por duas horas; o depoimento faz parte de "Lygia por Lygia", que será exibido hoje

Paulo Markun entrevistou a escritora em um dia, por duas horas; o depoimento faz parte de “Lygia por Lygia”.

Por meio de um cenário virtual, o especial pincela textos e imagens que perfazem a vida da escritora. Entrevistada por Markun durante duas horas, as falas de Lygia transformam-se em personagens. Com elas, o telespectador é reportado ao porquê da grafia de seu nome ser com ‘y’ e não com ‘i’, sua incursão na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a preocupação de sua mãe para com o seu casamento, uma brincadeira com o poeta Vinicius de Moraes, entre outras curiosidades.

A série “Autor por Autor” terá 13 programas. Dentre os nomes sugeridos, porém ainda não confirmados, constam Adélia Prado, Ana Miranda, Ariano Suassuna, Augusto de Campos, Carlos Heitor Cony, Cristovão Tezza, Décio Pignatari, Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Ruffato, Lya Luft, Manoel de Barros, Marçal Aquino, Millôr Fernandes, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Sérgio Sant’Anna, Rubem Fonseca, Ruth Rocha e Zulmira Ribeiro Tavares.

Da Folha Online

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: